sábado, 30 de março de 2013

Atividades Econômicas

economia  do estado de Roraima tem como principais atividades a agropecuária e a mineração.  O Produto Interno Bruto – PIB (R$ 4.169 milhões em 2007) do estado é o menor do Brasil, embora as taxas de crescimento sejam altas (2,6%). O PIB per capita de Roraima é o segundo maior da região norte (R$ 10.543,08 em 2007) (AMARAL; NASCIMENTO, 2010).
Das atividades agrícolas, destacam-se em Roraima a produção de arroz (inclusive para exportação), soja, feijão, mandioca, hortaliças e frutas tropicais, como banana, mamão, abacaxi e melão. A pecuária (bovino, suínos e aves), desenvolvida principalmente na faixa do estado cuja vegetação é o cerrado (leste).
O extrativismo de madeira, castanha-do-Pará e sorva, além de peixes ornamentais é limitado, pois a maior parte do território é constituído por áreas de proteção ambiental e reservas indígenas. O mesmo ocorre com a mineração, principalmente de ouro e diamantes.
O parque industrial de Roraima ainda está em formação. As principais indústrias são de beneficiar cereais, produção de refrigerantes, móveis, utensílios domésticos e derivados do leite. Comércio e serviços, assim como a construção civil, têm taxas de crescimento significativas.
O turismo no estado de Roraima está voltado para o ecoturismo, já que o estado é rico em cenários naturais. Os principais são:
  • Monte Roraima – Principal atração do estado, o Monte Roraima, com seus 2875 metros de altitude está localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Apenas 10% do Monte Roraima pertencem ao Brasil. A maior parte do Monte esta em terras venezuelanas. Somente a Venezuela tem acesso ao topo do monte sem o uso de equipamentos.
  • Pedra pintada – É um conjunto arqueológico e paleontológico com pinturas e gravações rupestres de civilizações milenares.
  • Rio Branco – O rio de agras limpas e praias brancas pode ser uma ótima opção para a natação ou pesca
  • Ruínas do forte São Joaquim – Construído em 1778, o Forte é um marco da história do Estado. Foi tombado pelo patrimônio histórico em 2001.
Referências:
FREITAS, Luiz Aimberê Soares de – Estudos Sociais de Roraima (Geografia e História). Disponível em:http://www.roraima.8m.com/econo.html Acesso em 16 jan. 2011.
AMARAL, Luciano Monteiro do; NASCIMENTO, Milton Antonio do. Produto Interno Bruto Estadual e Municipal. Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima6 ª edição. Boa Vista: CGEES/SEPLAN – RR, 2010.

Fonte: www.infoescola.com/economia/economia-de-roraima/

Nenhum comentário:

Postar um comentário